top of page

💡Crenças e limitações no mercado financeiro.

Atualizado: 17 de mar. de 2025

Prof. Ailer


Algumas crenças podem surgir em nossas mentes quando se fala em bolsa de valores: “a bolsa é para ricos...”, “fulano colocou dinheiro lá e perdeu...”, “não tenho dinheiro para investir...”.


Estes pensamentos bloqueiam a maioria das pessoas e as impede de adquirir, buscar informações e conhecimento para iniciar sua vida no mercado financeiro, além de afastar a possibilidade de iniciar um movimento, uma mudança de vida que garantiria um futuro financeiramente tranquilo, promissor, sem depender de governos, de patrões ou de trabalhar até o fim de vida.


Outra frase que ouço muito é: “eu deveria ter começado mais jovem...”. Já parou para refletir que se você pensar assim você nunca vai iniciar um movimento para ter liberdade, para atingir o sucesso, para realizar sonhos? Grandes nomes da história começaram bem tarde, assim como Roberto Marinho, que colocou a Rede Globo no ar quando tinha 60 anos de idade, Silvio Santos inicia as transmissões do SBT com 45 anos, Henry Ford fundou a própria Cia aos 40 anos de idade, investindo todo seu capital, acreditando neste sonho com mais 11 sócios e tornou-se um dos homens mais ricos e conhecido do mundo.


Com tantas ofertas de negócios hoje, com o mundo se voltando para e empreendedorismo, me pergunto se vale a pena investir todo o capital em um único modelo de negócios. E se não der certo? Isso tem que ser pensado também, tem que fazer parte do projeto de vida, e todas as vezes que me fiz essa pergunta eu relacionei a resposta ao investimento que poderia fazer no mercado financeiro, diversificando meu dinheiro, podendo perder aqui, ganhar ali e diversificar meu capital para evitar perder tudo de uma só vez com uma empresa que não deu certo. No mercado financeiro eu posso comprar “n” empresas diferentes e aquela que estiver indo mal, eu vendo, saio ainda com dinheiro para comprar outra que está indo bem. Nem preciso e nem devo aguardar que ela “quebre”, e isto é muito vantajoso para quem tem pouco dinheiro.


Se agora a sua pergunta é: “preciso de muito dinheiro para começar?...”, “com quanto dinheiro posso começar?...”, eu te respondo que o conceito de muito dinheiro varia de pessoa para pessoa, varia com cada momento de vida. Se existe resposta correta, eu diria para você começar sem dinheiro, sim, comece apenas adquirindo conhecimento, informações sobre este novo mundo que está se abrindo para você. Comece estudando e aprendendo. É a única maneira de fazer dar certo.


Precisamente para as operações de curto prazo, as pessoas que conseguem viver disso são aquelas que levaram a sério os estudos para adquirir conhecimento técnico, que olharam para dentro de si mesmos e desenvolveram alto grau de disciplina, que investiram no auto-conhecimento, na gestão do seu emocional e em um modelo operacional que os deixassem seguros permitindo obter ganhos maiores que perdas e não evitando-as.


O mercado financeiro é libertador, é próspero e é para você!


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Post: Blog2_Post
bottom of page